As maneiras particulares de como cuidar do jardim no verão podem fazer toda a diferença para mantê-lo saudável e com uma boa aparência durante esse período. Cada tarefa precisa ser cuidadosamente bem realizada e também diverge dos cuidados aplicados em outras estações do ano. Além disso, o verão é uma ótima época para aproveitar com a família e amigos, e se torna o cenário ideal para festas, churrascos e horas de lazer.
No nosso país o verão pode variar muito, considerando as diferentes regiões. Temos secas, chuvas intensas, umidade e outras variantes. Ou seja, mais um motivo para seguir dicas de uma boa manutenção para o seu jardim. Confira a seguir, dicas para cuidar do seu jardim no verão!
Evite podas
Na primavera, as plantas e árvores crescem mais rápido, ficam mais frondosas e com mais folhas, e por isso, o verão não é uma época indicada para realizar a poda. Remova apenas o excesso de galhos e folhas secas, e cuide para não danificar novos ramos ou botões de flores.
Com exceção da grama, que deve ser aparada com frequência, ainda mais se o clima for muito chuvoso. As podas das demais plantas podem ser feitas apenas depois de 3 meses.
Irrigação
As chuvas de verão podem ser suficientes para manter o jardim irrigado e verdinho, mas se o tempo estiver mais seco, talvez seja necessário regar plantas e flores, principalmente as espécies que precisam de mais água.
No verão, escolha horários menos quentes para realizar essa tarefa, como no comecinho da manhã ou final da tarde e começo da noite, assim, as raízes não estarão mais tão quentes.
Previna-se das pragas
O verão costuma ser uma estação com alta incidência de pragas e ervas daninhas, principalmente no gramado. Fique atento às mudanças de coloração nas folhas e presença de insetos, e sempre prefira métodos naturais de combate, que são menos agressivos para a natureza.
Adubos
Uma das principais dicas para cuidar do seu jardim no verão é manter a adubação da terra em dia, já que as plantas crescem mais rapidamente nessa época e precisam de mais nutrientes. Essa também é a hora de trocar a terra seca de vasos e canteiros e realizar o replantio.
Exposição ao sol
Algumas flores e plantas não resistem bem à exposição direta ao sol, e por isso, podem sofrer com incidência de luz no verão. Se você cultiva plantas em vasos e canteiros, pesquise sobre as características da espécie: a falta ou o excesso de luz pode ser extremamente prejudicial para o desenvolvimento.
Cuidado com o excesso de chuvas
Se a falta de água é capaz de matar uma planta, o excesso, por outro lado, pode provocar o apodrecimento das raízes, com o agravante de que não há como poupar as plantas expostas em terrenos naturais das tempestades. Neste caso, o que vale é a medida preventiva de ter drenos adequados no jardim e cuidar para que eles não sejam entupidos pelas raízes das plantas.
Agora é só aproveitar o verão e seguir estas dicas para cuidar bem do seu jardim. Aproveite que o começo da estação está próximo para dar um trato no jardim, fazer novos cultivos e cuidar das plantas existentes, mantendo-as saudáveis e bonitas. Lembre-se: verão é a estação da beleza e o seu jardim não pode fugir à regra.